nomeação

Egresso da UFSM é o novo diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Lucas Lacaz Ruiz (Folhapress)

O egresso da Universidade Federal de Santa Maria Clezio Marcos de Nardin foi escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para ser o novo diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para os próximos quatro anos. A posse ocorreu na sexta-feira.

Estado convoca professores para retornarem às atividades presenciais na próxima segunda

Nardin se formou no curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia (CT) em 1996. É doutor em Geofísica Espacial pelo Inpe, onde orienta teses de doutorado, mestrado e projetos de iniciação científica. Antes disso, ele era coordenador-geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do instituto e vice-presidente da Latinamerican Association of Space Geophysics (Alage). Também é o representante brasileiro na Equipe Inter-Programa sobre Informação, Sistemas e Serviços do Clima Espacial (IPT-SWeISS) da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e integrante do Grupo de Espertos em Clima Espacial do Comitê para o Uso Pacífico do Espaço Exterior da Organização das Nações Unidas (ONU).

VÍDEO: estudante faz vaquinha para poder fazer curso na Inglaterra em 2021

O Inpe surgiu no início dos anos 1960, motivado pelas expectativas em torno das conquistas espaciais obtidas pela União Soviética e pelos Estados Unidos. Na época, dois alunos de engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica construíram uma estação de rastreio, com a qual conseguiram captar os sinais dos dois satélites.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM abre 750 vagas para cursos a distância na área da educação

Próximo

Estado convoca professores para retornarem às atividades presenciais na próxima segunda

Educação